terça-feira, 3 de junho de 2014

Mágica dessa manhã


O outro lado é logo ali, é logo aqui dentro de nós. Muito louco ver que em questões de segundos é possível nos comunicarmos com o outro lado da vida, podemos está além de nossos desejos ou lamentações. Buscando formas de prolongar este estado, traço conexão com o horizonte e alcanço um breve momento de plena aceitação total do que se tem agora, então em questão de alguns minutos surge uma alma envolta por luminosa luz dourada em minha porta.

É uma mulher simples, de alma guerreira, com perfil de Amazona e a luta da vida impressa pelos músculos e rugas de seu corpo. Ela se escora em minha porta e revela fórmula que a conecta com latente felicidade e fluidez nos caminhos. Conta que mesmo um dia tendo sentido um vazio tão grande, que tentou tirar a própria vida, hoje não se sente no direito de lamentar por nada, apenas agradecer.   “Como que com tanta coisa triste logo aqui atrás da minha vida,  eu posso reclamar, só tenho que agradecer por cada coisinha.” 

Foram palavras simples e uma história comum. A diferença foi a força daquelas palavras,  que brotavam da sinceridade e serenidade de uma alma que realmente pratica o que falou.  Hoje tive a prova que abrimos portais inimagináveis para muito além de nossas próprias vidas quando, das formas mais simples, exercemos  a espiritualidade na prática. 

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Viva o momento presente e potencialize o resultado das tarefas diárias




Na super interativa era digital em que vivemos, entre Istagram, Facebook e WhatsApp, há uma disseminação múltipla da atenção para diferentes funções ao mesmo tempo. A mente fica viciada em trabalhar simultaneamente exercendo graus de prioridades para as funções, mas como já diz o ditado é complicado “assobiar e chupar cana ao mesmo tempo.” Resultado: é gerada uma dificuldade de focar a atencão em uma determinada tarefa e potencializar  assim o grau de rendimento de cada atividade diária. Portanto, não custa nada tentar aplicar ao dia-a-dia algumas das simples dicas que, de quebra, ainda o farão se sentir mais leve e encorajado para encarar os desafios da vida. 

1-  Ritual matinal

Vários estudos avançandos mostram que a qualidade do despertar exerce influência em todo o restante do dia, por isso desenvolva uma pequena atividade que o faça se sentir bem antes de começar o dia.  A sugestão aqui é para você escolher uma  música que o faça se sentir bem e dançe com os olhos fechados, isso o fará se sentir mais leve e alegre. Não pense em passos ou jeito certo de dançar, simplesmente deixe seu corpo ir com o ritmo. Separe uma música mais lenta e outra mais agitada para serem usadas de acordo com sua disposição. Deixe tudo prepado antes de dormir para facilitar pela manhã. Vale à pena levantar cinco minutos mais cedo e começar o dia dançando.

2-  Refeições desconectadas 

Não significa que você não possa almoçar com seus colegas de trabalho ou tomar café da manhã com sua família, caso more com ela, mas; ao contrário, que você deve aproveitar ao máximo dessas companhias. Para isso, afaste todos os aparelhos eletrônicos, como iphones, ipad e televisão-- são eficazes meios de perder uma conversa com quem está na sua frente. Quando estiver com os colegas de trabalho, faça um esforço para não falar apenas de trabalho, comente como está a comida por exemplo. E o mais importate: mastigue bem e perceba os sabores, esse é o seu momento de recargar as energias, portanto não o desperdiçe, reflita sobre a importância daquele momento para o funcionamento de sua vida e agradeça pelo alimento. 


3-  Respire antes de fazer  

Antes de iniciar uma determinante ou difícil atividade, principalmente as de trabalho, que podem gerar consequências desencadeadoras de ciclos em nossas vidas, experimente fazer seis respirações profundas enchendo a barriga de ar ao inspirar e secando ao máximo ao espirar. Nesse momento, direcione sua atenção apenas ao movimento de entrada e saída do ar e se controle para não pensar no que irá fazer em seguida. Acredite, após esse pequeno ritual, que não vai tomar nem cinco minutos, a qualidade da atenção direcionada para o que vai fazer será potencializada, aumentando as chances de uma tarefa bem executada.