segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ubuntu


 
 A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.

 

Ela  contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria   catequizar
 os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou  ser inofensiva.

 Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele  chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair  correndo
 até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam   lá dentro.

 As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas   as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto.  Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
 
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
 
 Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda  não havia compreendido, de verdade,essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não porque temos...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Labirintos

Baú da história, memórias da vida, quando um povo se encontra para festejar, dançar ao ritmo da quadrilha, comendo comida de milho!!!
Brincando ao redor da fogueira,
Reescrevendo sua identidade,
Transmitindo os sentimentos pela dança,
 pela alegria, com a liberdade, grande chave mestra da verdade!!!
Anarriê, alavantú, lápis que escreve o homem do agora, a identidade construída no olhar, no passo do túnel, que acabam de se queimar pelas chamas da fogueira, para das cinzas se levantar a força criadora da eterna lapidação humana.....





quinta-feira, 2 de junho de 2011

Salvia Branca

Salvia   branca é uma erva de purificação e proteção dos corpos físico mental   e Espiritual. Ela é usado para a limpeza, cura, expulsão de energias negativas  e a criação do espaço sagrado e é benéfico para quem precisa de "Limpeza energética na casa "

O uso da Salvia branca é uma prática antiga usada por pelos nativos americanos, onde a queima da erva é utilizada para a limpeza e purificação antes de ritual sagrado. Ela convida os espíritos das plantas sagradas para afastar as energias negativas e restabelecer o equilíbrio. 

Use Salvia branca para rituais de limpeza da casa e do corpo, limpando as energias negativas e a  remoção de lixo emocional. Salvia  branca tem um aroma doce e aromático e é conhecida por suas propriedades curativas e é um símbolo amor  força e de pureza.

Raízes

Ritmo da pureza e da alegria
do ritual e da magia!!!
O que se deseja pede aos céus
que jorram de sua infinitude as águas
para brotar da terra suas necessidades.
Cada dia aprendendo um pouquinho
refletindo sobre simplesmente viver.
Podemos ver no índio uma raíz de nossa
origem, tão esquecida.....Mas os ventos sopram em
redemuinhos trazendo tudo a sua volta, a verdadeira luz brilha sem parar e ainda há de encandear!!!